No dia 31 de outubro se comemora o Halloween, mais conhecido no Brasil como o “Dia das Bruxas”. As comemorações do Halloween são mais comuns nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade. No Ginásio Anchieta este dia foi comemorado no dia 4 de Novembro.Teve apresentações artísticas e ao término das atividades um lanche compartilhado pelos alunos. Agradecemos a professora de Inglês Amanda,juntamente com os alunos por esta iniciativa.
No dia 27 de outubro aconteceu no Ginásio Esporte João Natal de Silvânia a manhã esportiva do Ginásio Anchieta. Esta atividade é uma maneira de tirar os alunos do espaço comum da sala de aula e oferecer a eles outro espaço de aprendizagem que os possibilitem uma maior interaçao com os colegas de forma lúdica e descontraída.
No dia 18 de outubro de 2011, os professores do Ginásio Anchieta se reuniram para o trabalho coletivo. A finalidade desta reunião é discutir problemas inerentes ao andamento do processo educacional da escola, avaliar as atividades desenvolvidas até o momento e em coletividade, juntos, buscar meios para oferecer um melhor atendimento aos nossos alunos.
O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto. Isso é demonstrado na figura abaixo.
O jornal Tribuna do Planalto promove todos os anos, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação, o concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis, que tem por objetivo a promoção da cidadania, e é aberto aos alunos da rede pública e particular do Estado de Goiás. Teve como tema este ano: "Goiás sem drogas: A responsabilidade é de todos nós!".
A Subsecretaria selecionou os dez primeiros colocados de cada categoria, e entre esses colocados duas alunas do Ginásio Anchieta foram selecionadas. A aluna Caroline Queiroz Silva obteve o terceiro lugar na categoria "D" e a aluna Louise Tainá Teles Tobiasobteve o primeiro lugar na categoria "E".
A premiação aconteceu no dia 19/09 no auditório do Instituto Auxiliadora, e contou com apresentações de dança, música e teatro apresentado pelos alunos das escolas participantes, e entre elas à apresentação das alunas Caroline Queiroz Silva e Louise Tainá Teles Tobias com a música One of us da cantora Joan Osborne.
Do dia 31/08 a 06/09 aconteceu no ginásio Anchieta os jogos do MEGA (Maratona Estudantil Ginásio Anchieta). As turmas foram divididas em três equipes: Azul, Lilás e Marrom. Dentro com seus vários integrantes para a disputa dos jogos ocorridos. O vencedor da Maratona Estudantil foi à equipe Lilás com 119 pontos, em segundo a equipe Marrom com 107 pontos e em terceiro a equipe Azul 96 pontos.
Devido ao tempo seco e um longo período sem chuvas, estamos presenciando na nossa região vários focos de queimadas. As causas podem ser variadas, mas a algo que quase todos têm como ponto comum, o homem como principal responsável, seja por inegligência ou por uma ação intencional, criminal.
Tivemos no dia 12 / 09 esta experiência negativa aqui no Ginásio Anchieta, parte da fazenda onde é cultivada soja, milho e pastagem para o gado foi queimada. Todavia não temos clareza de como começou e quem foi o responsável por este incidente. Fica o alerta a todas as pessoas a ficarem atentas a qualquer ação que venha a provocar estes desastres. Somos todos responsáveis pela conservação e manutenção do nosso biosistema.
Aconteceu em Brasília, entre os dias 26 e 27 de agosto, o primeiro Congresso Salesiano sobre Sistema Preventivo e Direitos Humanos. O evento contou com cerca de 300 educadores. Em paralelo, teve início, na tarde da mesma sexta, a Jornada da Juventude Salesiana.
A Jornada da Juventude Salesiana reuniu mais de 400 jovens para refletir sobre o tema Direitos Humanos. As reflexões aconteceram de forma descontraída, lúdica e dinâmica com música, dança e intensa participação da juventude. Com a ajuda do Pe. João Carlos, da Inspetoria Salesiana de Recife, e sua Banda, foi montado um grande musical utilizando os temas dos conferencistas do Congresso. A apresentação finalizou os dois eventos com chave de ouro, mostrando o engajamento dos jovens salesianos com a temática proposta. Do Ginásio Anchieta de Silvânia participaram do evento 10 pessoas entre educadores e jovens.
Ambos os eventos antecederam a caminhada de Dom Bosco, que partiu do Santuário que leva o nome do santo da juventude, passou pela catedral de Brasília e seguiu até a Ermida Dom Bosco, em um percurso de 18 quilômetros.
O ano de 1883 foi muito especial para o Brasil. No mesmo ano, a cidade de Campos dos Goytacazes (RJ) tornou-se o primeiro município da América Latina a ter um serviço público de iluminação elétrica, inaugurado pelo imperador Dom Pedro II. E no Rio de Janeiro, precisamente na cidade de Niterói, chegavam os primeiros salesianos, enviados por Dom Bosco.
Apesar de ser esta a data oficial da chegada dos salesianos em terras brasileiras, o primeiro contato foi em dezembro de 1875. Naquele ano, a expedição missionária dos salesianos se encontrou com o bispo do Rio de Janeiro, Dom Pedro Maria de Lacerda que mais tarde se empenharia, juntamente com Dom Bosco, para trazer os salesianos ao Brasil.
Naquele tempo já havia a presença de salesianos na América Latina, e o salesiano padre Luís Lasagna foi o enviado por Dom Bosco para lançar os fundamentos da obra salesiana no Uruguai. Pe. Lasagna já conhecia o Brasil e estava constantemente em contato com Dom Lacerda. No dia 24 de novembro de 1882, ele envia um relatório a Turim. Sobre o país escreve: “Brasil, o imenso Império do Brasil, é o campo glorioso de trabalho que a Divina Providência oferece, agora aos filhos de São Francisco de Sales. É a hora de eles premiarem, com zelo apostólico, seis anos de ansiosa espera e repetidas promessas”.
Ainda no ano de 1882, após avaliar alguns locais no Rio de Janeiro, Pe. Lasagna determina a fundação da primeira obra salesiana, o Colégio Salesiano Santa Rosa de Niterói, oficialmente aberto em 1883.
No dia 14 de julho de 1883, os salesianos entraram na baía da Guanabara. Entre a tripulação estavam Pe. Luís Lasagna, Pe. Miguel Borghino, Pe.Carlos Peretto e Domingos Delpiano, o arquiteto salesiano. Logo após a chegada partiram para a residência.
Nesta época o Brasil viva um período de industrialização, anticlericalismo, êxodo rural, escravidão e graves problemas de saúde que assolavam as pessoas. Os salesianos que aqui chegaram encontraram muitos desafios e, através da missão proposta pelo Santo da Juventude, começaram o trabalho de educação e evangelização junto aos jovens, especialmente aqueles que mais necessitavam.
O Colégio Santa Rosa de Niterói foi a primeira obra salesiana instalada no Brasil. Hoje, os salesianos de dom Bosco estão presentes em todos os estados brasileiros através das escolas, obras de ação social e à frente de diversas paróquias, evangelizando as pessoas com o carisma salesiano.
Confira o vídeo sobre a Chegada dos Salesianos ao Brasil
Referência Bibliográfica:
Salesianos no Brasil: Há 128 anos educando e evangelizando. Belo Horizonte: ISJB/SSCS, 13 jul. 2011.
O Ginásio Anchieta realizará, sob a coordenação do Prof. José Inácio, a 1ª semana de atenção farmacêutica de 30 de maio a 03 de junho, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso racional de medicamentos e aproximar a atenção farmacêutica da população como um todo.
Visto que a Atenção Farmacêutica é um dos serviços essenciais que os farmacêuticos podem prestar aos usuários de medicamentos, a semana farmacêutica vem mostrar onde e em que contexto surgiu este conceito, seus macrocomponentes e os desafios da implantação deste serviço.
Em Silvânia no dia dezenove de abril de 2011 aconteceu à terceira Procissão do Fogaréu, cujo tema foi clarear a vida e a história. O Ginásio Anchieta participou com dezesseis farricocos e educadores.
A Procissão do Fogaréu é um grande evento religioso tradicional e cultural, que representa a procura de Jesus pelos Romanos para prendê-lo e condená-lo a morte.
Ela nos convida a valorizar a nossa cultura, nossa espiritualidade e refletir sobre o significado da vida e paixão de Cristo para cada um de nós e para o mundo em que vivemos.
Para visualizar todas as fotos da Procissão do Fogaréu clique AQUI
No dia 20 /04 o delegado de Polícia Leonardo Barbosa da cidade de Silvânia, esteve no Ginásio Anchieta para uma pequena conversa com os alunos sobre disciplina e da importância da dedicação aos estudos se queremos alcançar algo em nossa vida, realizar os nossos sonhos e conseguir alcançar os objetivos. Aproveitando a oportunidade o delegado falou de outros temas como: a indisciplina em sala de aula, agressividade aos professores e com os colegas de turma.
Deixou bem claro para os alunos que tudo isto é passível de punição e que quando ocorrer fatos assim na escola é pra ser denunciado na polícia. Chamou a atenção também dos mesmos, sobre o uso das drogas, algo que está muito em voga em nossa sociedade e que tem afetado muito a juventude. Alertou sobre o perigo de usar estes entorpecentes que podem levar o sujeito a um abismo sem voltas.
O Ginásio Anchieta realizará, sob a coordenação do Prof. José Inácio, a 1ª semana de atenção farmacêutica de 30 de maio a 03 de junho, com o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso racional de medicamentos e aproximar a atenção farmacêutica da população como um todo.
Visto que a Atenção Farmacêutica é um dos serviços essenciais que os farmacêuticos podem prestar aos usuários de medicamentos, a semana farmacêutica vem mostrar onde e em que contexto surgiu este conceito, seus macrocomponentes e os desafios da implantação deste serviço.
De 21 a 30 de março ocorreu no Ginásio Anchieta as manhãs de formação. Esta atividade que acontece todos os anos no colégio e muito aguardada pelos alunos tem como característica e finalidade ajudar na formação humana pessoal e interpessoal dos mesmos. São discutidos e trabalhados em grupos, temas que venham ajudá-los no conhecimento de si mesmos, na integração com os outros colegas e ajudá-los a ter uma consciência mais crítica da realidade que os rodeiam.
Este ano a discussão girou em torno da campanha da fraternidade com o tema: fraternidade e vida no Planeta e o lema: a Criação geme em dores de Parto. Na primeira parte da manhã tivemos a apresentação do tema, seguida de trabalhos em grupos. Terminamos as atividades compartilhando um delicioso lanche e muita diversão no espaço de recreação do Ginásio Anchieta.