terça-feira, 18 de outubro de 2011

DESIGUALDADE SOCIAL

O Brasil é um país de grande contraste social. A distribuição de renda é desigual, sendo que uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Embora a distribuição de renda tenha melhorado nos últimos anos, em função dos programas sociais, ainda vivemos num país muito injusto. Isso é demonstrado na figura abaixo.

25 comentários:

  1. josemar ribeiro de morais20 de outubro de 2011 às 05:13

    nesse pais capitalista de hoje as pessoas so preocupam com si proprio e guando se ganha se ganha muito ou pouco e a maioria ganha pouco e as poucas pessoas que ganham muito nao se preoucupam nada com isso,os seres humanos sao individualistas.

    ResponderExcluir
  2. Luis Fernando Souza Nascimento20 de outubro de 2011 às 05:16

    A distribuição de renda do Brasil e muito desigual, enquanto algumas pessoas ganham muito, outras ganham quase nada. Como diz o texto a distribuiçao de renda ja melhorou, mas ainda tem que melhorar muito pra ser pelo menos regular.

    ResponderExcluir
  3. Vivemos em um mundo onde a desigualdade predomina, onde ricos ficam cada vez mais ricos e pobres ficam cada vez mais pobres, onde a aparência é o que vale. Tudo o que você tem no bolso é o que você é! Sociedade hipócrita!!!
    Keilinha Silva

    ResponderExcluir
  4. A desigualdade social se torna cada vez mais frequente no nosso dia a dia. Contamos muito com o bolso e com a aparência que passamos e acabamos esquecendo que o que realmente importa são o caráter e a honestidade de cada um. Sociedade fútil!
    Rafael Umbelino Bento

    ResponderExcluir
  5. A desigualdade no Brasil e vista por todos, não tem como esconder! Sendo ela em todos os aspectos, mesmo com o melhoramento da distribuição de renda, em minha opinião isso não adiantou em nada, uns ganham de mais e outros ganham de menos. Isso é muito grave, pois muitas pessoas sofrem com as consequências, muitos não tem onde morar, passam fome, sede, frio, etc...
    Si cada um pensasse mais nos outros não existiria tanta desigualdade, o ser humano e muito individualista por isso existe tantos problemas!

    ResponderExcluir
  6. Rafael e Keilinha Silva20 de outubro de 2011 às 05:20

    O ignorante não é apenas um lastro, mas um perigo da embarcação social.
    Rafael e Keilinha Silva

    ResponderExcluir
  7. a desigualdade e muito grande e cada vez ela cresce mais com o almento da desigualdade social as pessoas cada vez com mais dificuldades por causa do crescimento da população de baixa renda que cada vez mais se tornão pessoas de mundos diferentes com a taxa de desigualdade entre os ricos e pobres.

    ResponderExcluir
  8. Realmente, a situação da desigualdade social no Brasil tem sido alarmante, é um problema que vem sendo arrastado durante muito tempo, desde a época do Brasil colonia.
    O fato, é que poucas medidas estão em vigor, e nenhuma delas com efeito de solucionar, apenas amenizar a situação.
    A minoria tem muito, enquanto grande parte da população possui pouco, alguns até mesmo em estado de miséria!
    É uma vergonha, um país com tanta riqueza e capacidade ainda estar nessa situação,com gente passando fome...
    Portanto, é necessário que o governo do nosso país dê maior importância a essas questões, com isso, reduziria significamente esse e muitos outros problemas, e um deles é a desigualdade social.

    Louise Tainá Teles Tobias- 3° ano

    ResponderExcluir
  9. Keilinha Silva e Rafael20 de outubro de 2011 às 05:22

    Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social, nossa guerra não é para matar ninguém e sim para salvar vidas!
    Keilinha Silva e Rafael

    ResponderExcluir
  10. a corrupção hoje esta cada vez mais nitido nos dias de hoje...
    ricos cada vez mais ricos a custa dos pobres e os pobres cada vez mais miseraveis.... politicos ganham autos salarios a ainda existem corruptos que roubam e desviam verbas que são fornecidas para melhorar as cidades,usam beneficios que servem para todos apenas para beneficios proprios...
    enquanto isso os pobres estao trabalhando o mes inteiro para ganhar seus miseros salarios para pagar autos impostos que o governo impõe,aluguel,agua,energia juntamente com as despesas de casa....
    hoje em dia na sociedade a discriminação esta cada vez mais presente,para se conseguir encaixar no meio social,precisa estar bem vestido bem apresentavel,precisa ser """RICOS""".
    hoje em dia na vida se nao formos bons o suficiente para para estar no meu social,viramos carta fora do baralho....
    estamos sujeito a tudo na vida ,perder ou ganhar
    então o jeito é lutar e vencer....
    A vida é simples,os seres humanos é quem complica....

    ResponderExcluir
  11. Na atualidade o que mais vimos e quanto à desigualdade social e parceira diária de uma sociedade que se diz democrática. Essa desigualdade é muito acentuada e extremamente prejudicial para o bom desenvolvimento do nosso país, situação que devia ser mais do que rapidamente dizimada. A concentração quase total da riqueza do nosso país fica na mão de menos de 30% do total da população, então me pergunto a sociedade é feita só de 30% de indivíduos? A resposta e bem clara, Não! Uma sociedade é composta por 100% da população, uma população diversificada e que tem conflitos entre si, mais que buscam chegar sempre em um bem comum para que o termo democracia seja cumprido! É mais do que necessário que algo seja feito por nossos governantes para que essa realidade tão cruel sofra no mínimo uma diminuição em seus altos índices. Mais é claro que é de dever nosso lutar por melhorias, por melhores condições de vida e mais igualdade, sendo social, racial indiferentemente da forma em que ela apareça! Creio que ainda falta muito para chegarmos a um tempo em que a desigualdade desapareça, talvez seja ate mesmo um sonho utópico mais o que seria de nós seres humanos sem a dadiva de poder sonhar, sonhar com uma sociedade melhor em que a desigualdade não exista, que as oportunidades sejam para todos sem requerer aparência, status ou posição social, sonhar com um Brasil mais justo, mais solidário um Brasil no qual a riqueza saia da mão de 30% da população e seja um bem comum de 100% da população!

    Ilgner Martins 3° ano

    ResponderExcluir
  12. o brasil tem uma desigualdade muito grande pelo fato da distribuiçao de renda que e muito desigual ,muitas pessoas tem muito e muitas pessoas tem muito pouco porem a desigualdade sosial no brasil ten caido muito as clases sociais tem dado uma estabelecida estao mais iguais, mas pessoas que tem muito omam conta do mercado comsumimdo cada ves mais produtos enquanto a clase m ais baixatem mais dificuldades para consumir , devido ao salario que e pouco .

    ResponderExcluir
  13. josemar ribeiro de morais20 de outubro de 2011 às 05:24

    No nosso subconsciente só nos preocupamos com aquilo que pode ser ruim para-nos, então se estivermos bem economicamente não olharemos para o restante da sociedade.

    ResponderExcluir
  14. Keilinha Silva e Rafael20 de outubro de 2011 às 05:24

    Se as pessoas soubessem dar valor ao caráter,o quanto elas dão importância a classe social,cor e beleza,quem sabe o mundo não estivesse a beira do abismo, desapego do mundo...Desapego! Troque sua hipócrita vida social por uma de verdade.

    ResponderExcluir
  15. Hoje em dia as pessoas não estão nem se importando
    com aqueles que estão na miséria só querem ganhar
    enquanto há pessoas trabalhando e tentando colocar tudo
    dentro de casa outras roubam e ganham dinheiro fácil
    ainda moram em mansão de luxo ou seja não tem respeito
    diante dos mais fracos mas um dia essa historia poderá se
    tornar contraria.
    Kawana.........

    ResponderExcluir
  16. No nosso Brasil a desigualdade social é muito grande. Os ricos só pensam em si mesmo, não estão nem ai para os pobres coitados que não tem dinheiro, só querem saber de ganhar mais e mais e não importa com o resto da sociedade. Isso tudo é uma injustiça com nós, os pobres trabalhadores, que tem que trabalhar duro pra conseguir seu dinheiro.

    ResponderExcluir
  17. A desigualdade vem afetando o mundo todo, o que gera a desigualdade é o egoísmo, pois pensamos somente em nós mesmos e quanto mais se tem mais se quer. A desigualdade gera violência e atritos entre os cidadãos. Temos que deixarmos de sermos preconceituosos e soberbos e mudar esse modo de pensarmos em que ter vale mais que ser. E que nossos governantes saibam distribuir de maneira correta e adequada a renda e que eles deixam de pensar neles e começar a pensarem no futuro de nossos idosos, crianças, jovens e todos os cidadãos que sonham em ter dignidade e serem reconhecidos pelos seus valores não por seus bens materiais. E nessa história toda quem sofre é a sociedade. O único modo de isso mudar só depende do governo!

    ResponderExcluir
  18. A desigualdade social é algo muito complicado para um país de alto IDH, a desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam o nosso país, a pobreza está em todos os países, pobres ou ricos. A desigualdade é um fenômeno que ocorre principalmente em países desenvolvidos, é um problema que não pode ser resolvido sozinho, precisamos de ajuda principalmente dos políticos, empresários e sociedade em geral.
    Jean Henrique S. e Sousa

    ResponderExcluir
  19. Contudo isso pode perceber que a desigualdade social é um problema bastante agravante que atinge a maior parte do Brasil. Existem estados que tem maior problema com essa situação, com tantos acontecimentos o Brasil acabou se tornando um país bastante capitalista dando maiores privilégios aos mais favorecidos e assim essas “pessoas” se tornando cada vez mais rica e os menos favorecidos pelo governo acabam se tornando cada vez mais pobre e com graves problemas na sociedade. Mas essa situação pode se reverter dando mais atenção aos problemas da sociedade e suas necessidades, e abrindo o olho á essa “distribuição de renda” que acaba não sendo tão igual á todos.

    ResponderExcluir
  20. Keilinha Silva e Rafael20 de outubro de 2011 às 05:30

    A desigualdade social é um monstro que se alimenta da inocência do povo.

    ResponderExcluir
  21. Na atualidade a desigualdade está sendo um dos problemas de diversos países não só o Brasil. Porém o Brasil é um país onde se importa muito e gera muito dinheiro, mais a grande parte do dinheiro fica nas mãos dos poderosos e políticos, as pessoas que estão na classe da miséria que precisam de dinheiro para se sustentar a sua família as cargas horárias de trabalho são grandes e o salário é baixo. Tem algumas políticas para ajudar as famílias que precisam, mais as políticas geralmente não são destinadas as pessoas corretas. Assim as pessoas que precisam tem que se sustentar com seu dinheiro mesmo sendo pouco.

    ResponderExcluir
  22. Hoje me dia os ricos estam ficam cada vez mais ricos por que roubam de mais dos pobres e nem se quer tenta ajudar quem precisa.tem pessoas que trabalham o dia todo e recebem nada e tem outra que trabalham e ganha no mínimo que o póbre nem ganha para pargar suas contas isso em dia esta muito comum principalmente com os politicos só sabem roubar isso só vai acabar quando todos começarmor a falar e deixar a vernhoga de lado. Kelly

    ResponderExcluir
  23. As diferenças entre todos e normal desde que isso não seja injusto. O que não é o caso da diferença social que prejudica muito os que têm pouco.
    As chances de quem têm cada vez menos de conseguir subir na vida são poucas o que dificulta que essas pessoas consigam ter uma vida digna. Mas classes mais altas que são a minoria conseguem subir cada vez mais.
    Em um país com tantas riquezas naturais e que tem grande produção de alimentos parece meio irônico que ainda tenham crianças que passem necessidade com relação à alimentação mais irônica ainda é o fato de quem tem muito não se importar que vidas estejam se perdendo por algo que eles mesmos possam ajudar.
    Do que adianta sermos sede de copa do mundo e de olimpíadas se continuamos fechando os olhos para o básico como a educação e a saúde nossos conceitos precisam ser revistos para que nosso país consiga ser um pouco mais justo com quem precisa tanto. Em vez de sermos o país do futebol podíamos ser o país da educação e o primeiro em saúde tenho certeza que assim a maioria dos brasileiros seriam realmente felizes.

    Bruna Lemes de Moraes

    ResponderExcluir
  24. A desigualdade social é um dos grandes problemas que aflige toda a sociedade, principalmente uma sociedade que se divide entre o rico e o pobre. Tem pessoas em nosso país que vive no mínimo, enquanto outros vivem com bem mais que precisa. Em um país onde tudo que se planta dá. O mais certo seria que todos tivessem um pouco mais como não é assim, temos que fazer a nossa parte começando com os nossos votos colocando políticos que possam ajudar pessoas que precisam. Uma forma disso é gerando empregos.

    ResponderExcluir
  25. A desigualdade social e um problema que esta em toda a sociedade, principalmente em grandes cidades,onde existem varias pessoas de classes diferentes e também nas pequenas cidades, entre o rico e o pobre. A sociedade é dividida entre ricos e pobres, onde o pobre trabalha muito e ganha pouco, já o rico trabalha pouco e ganha muito, como os deputados, eles quase não trabalham e ganham muito, ficam em local com muita "modormia", ar condicionado, mesas e cadeiras confortavéis, computadores novos, vai trabalhar só quanto precisa ou quando e chamado. Já o pobre levanta muito cedo, trabalha no sol, num tem tempo neim para sentar, seu trabalho as vezes nem é valorizado e ainda ganha um salário muito pouco. O certo seria não ter tantas desigualdades sociais, a sociedade não podia ser tão dividida como é, e o deputado ou político teria que ganhar mais pouco, já que ele num trabalha tanto, mais "aqui" é sim mesmo, quem trabalha muito ganha pouco e quem trabalha pouco ganha muito.
    Temos que mudar isso, ou o Brasil vai continuar sendo assim, com gente morando na rua, sem dinheiro, sem a educação necessária, drogas e violência acontecendo por todos os lados.

    ResponderExcluir